As montanhas-russas possuem uma história longa e fascinante. Seus ancestrais diretos foram os monumentais tobogãs de gelo, populares na Rússia nos séculos XVI e XVII. Estes tobogãs tinham uma construção consideravelmente simples: consistiam em uma longa e íngreme rampa de madeira coberta com gelo. Os passageiros subiam uma escada até o topo, de altura aproximada de 20 m. Lá em cima, entravam em trenós feitos de madeira ou blocos de gelo e disparavam pista abaixo. Chegando embaixo, os trenós colidiam contra um monte de areia.
Os historiadores das montanhas-russas divergem sobre a exata evolução destes tobogãs de gelo para os atuais vagões rolantes. A história mais difundida é a de que alguns empreendedores franceses importaram a idéia do tobogã de gelo para a França. Mas exceto por alguns meses, o clima mais quente da França derretia o gelo, levando os franceses a construir pistas enceradas. Para ajudar os trenós a descerem, eles acrescentaram rodas. Em 1817, o Russes a Belleville (Montanhas-Russas de Belleville) tornou-se a primeira montanha-russa onde o trem era preso à pista (neste caso, o eixo do trem encaixava-se em um sulco entalhado na pista). Os franceses continuaram a expandir esta idéia, elaborando composições de pistas mais complexas, com múltiplos carros e todos os tipos de giros e curvas.
A primeira montanha-russa americana foi a estrada de ferro Mauch Chunk, construída nas montanhas da Pensilvânia, em meados do século XIX. Os trilhos foram originalmente construídos para proporcionar uma maneira fácil de mandar o carvão para a estrada de ferro, distante 29 km montanha abaixo. No começo, quando foi construída, um grupo de operários na base arreava um vagão a uma parelha de mulas depois de esvaziar a carga e elas o levavam de volta para o topo. Para tornar o sistema mais eficiente, os engenheiros da estrada de ferro acrescentaram mais vagões, uma pista de retorno e um sistema de roldanas movidos por um grande motor a vapor até o topo da montanha
Logo após estes melhoramentos terem sido feitos, foi construído um túnel na estrada de ferro que trouxe os trens de carga para muito mais perto da mina de carvão. Como a estrada de ferro em ziguezague havia se tornado inútil para mineração de carvão, foi reconfigurada para se tornar um "passeio turístico". Por um dólar, os turistas faziam um passeio até o topo da montanha, onde poderiam desfrutar de uma refeição no restaurante, descansar no hotel ou dar uma caminhada no bosque, seguida por uma viagem turbulenta e sacolejante até a base da montanha. O sucesso do passeio logo se espalhou, atraindo milhares de turistas a cada ano.
Imagem cedida pela Coaster Central
A Giant Dipper em Santa Cruz Beach Boardwalk, Califórnia: o Santa Cruz Beach Boardwalk é um dos poucos parques de diversões em estilo calçadão remanescentes dos anos 20, os anos gloriosos das montanhas-russas.
Pelos próximos 30 anos, estes passeios turísticos continuavam a prosperar, e incorporaram montanhas-russas de madeira similares às que conhecemos hoje. Elas se tornaram a atração principal de parques de diversões populares nos Estados Unidos, como o Kennywood Park, na Pensilvânia, e os muitos parques de Coney Island, em Nova York. Lá pelos anos 20, as montanhas-russas atingiram o seu auge, com aproximadamente duas mil em operação por todo o país.
Com a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, a produção de montanhas-russas diminuiu, mas uma segunda explosão nos anos 70 e início dos 80 revitalizou a indústria dos parques de diversões. Foi então que se introduziu uma enxurrada de inovadoras montanhas-russas de aço tubular. Algumas das variações de trajetos mais populares, como a pista de madeira em curva, teve seu auge por volta dessa época.
Nos anos 90 e no começo do século XXI, a indústria de diversões passou por um novo tipo de súbita expansão. Novos lançamento de vagões em catapultas, trens suspensos e outros desenvolvimentos tecnológicos abriram várias opções para os projetistas. Nos últimos anos, eles apresentaram montanhas-russas onde o passageiro viaja deitado no carro, tendo a sensação de estar voando, e é arremessado em longos segmentos de pista em espiral. Nos próximos 15 anos, com certeza veremos percursos mais rápidos, mais altos e mais entrelaçados surgindo em parques de diversões por todo o mundo. As montanhas-russas proporcionam uma experiência única e completa, que atrai caçadores de emoção de lugares mais remotos.
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