Durante todo o mês de junho o Hopi Hari, parque temático localizado em Vinhedo, realiza a quinta edição do evento Hopi Mundi, que irá homenagear as quatro principais comunidades que deram origem a São Paulo. A primeira será Portugal, cuja programação especial ocorrerá neste fim de semana, dias 6 e 7. Decoração, danças típicas e gastronomia estão no roteiro.
Pra começar, o parque ganhará as cores verde e vermelha em cada detalhe da decoração da rua principal da região de entrada do parque, Kaminda Mundi. O som ambiente ganhará notas lusitanas. A programação cultural será intensa, com apresentação de danças populares de Portugal. Dentre elas, o Vira (Roberto Leal), a Chula Velha (Linda Suza), o Malhão (Amália Rodrigues), o Fado (Dulce Pontes) e até o Baile de Verão (José Malhoa), que é o mais atual.
As apresentações, com duração de 12 minutos, ocorrerão durante toda a tarde. Oito bailarinos vestidos tipicamente levarão o público a uma verdadeira viagem além-mar.
A gastronomia será um destaque à parte. No Euro Restaurandi, principal restaurante de Kaminda Mundi, os visitantes poderão saborear o famoso Bacalhau à Gomes de Sá e a Salada Monte Pascal. Além disso, o parque oferecerá o tradicional vinho Periquita. Outras alternativas serão as barracas típicas espalhadas pelo parque que terão especiarias e quitutes da gastronomia portuguesa, como por exemplo, bolinhos e pastéis de bacalhau, caldo verde, pastéis de Belém, de Santa Clara e Coimbra e muito mais.
O Hopi Mundi acontecerá entre os dias 6 e 28 de junho. No segundo final de semana, os homenageados serão os países da comunidade Árabe. Depois será a vez do povo italiano e na seqüência os homenageados serão os japoneses.